Quatro tendências de marketing digital

Independentemente do porte, as empresas já destinam parte de suas receitas em ações de marketing digital. Marcar presença na web é uma decisão estratégica para aumentar as vendas.

midia-digital

Contudo, o dinamismo da área faz com que ferramentas que davam resultados até pouco tempo sejam substituídas por novas soluções. Confira quatro tendências de marketing digital:

Snapchat e influenciadores digitais – a popularização do Snapchat faz com que as marcas invistam nesse canal para se aproximarem dos novos consumidores. Uma das melhores alternativas para isso é apostar em parcerias com influenciadores digitais. “Eles podem realizar lives de eventos, mostrar detalhes de shows, trazer dicas ou até apresentar novos produtos. Trata-se de uma nova forma de se comunicar”, confirma Alessandro Visconde, CEO da iFruit, agência especializada em planejamento e comercialização de mídias nas redes sociais de influenciadores.

Marketing Cloud – o crescimento do mobile obriga as empresas a desenvolverem sites responsivos e conteúdos direcionados adequadamente para diversos canais. Para isso, é importante ter uma plataforma de marketing cloud que permita unificar as campanhas, personalizar a mensagem e comunicar em diferentes meios. “Assim, é possível automatizar regras baseadas no comportamento do cliente e ter acesso a informações de forma mais rápida e eficiente”, indica Welington Sousa, Gerente de Marketing da All iN, especializada em solução de marketing cloud.

Retargeting – é comum o usuário abandonar uma loja virtual após escolher os produtos. Para reverter isso, os e-commerces investem no retargeting, tática que permite o envio de e-mails personalizados ou até mesmo notificações no Facebook para concluir a compra. “É possível detectar o momento do abandono da compra e enviar uma notificação um ou dois dias depois, convidando-o diretamente ao checkout e oferecendo vantagens”, explica Isaac Ezra, diretor-executivo da Shopback, plataforma de retargeting com base em comportamento.

Banco de dados – obter informações sobre o consumidor dentro da página é importante, mas na era do “big data” é essencial incrementar o banco de dados com informações externas coletadas por empresas especializadas. “A forma de encontrar um cliente é muito importante e, quando a abordagem é inadequada, a empresa pode ficar negativamente marcada. As ações precisam ser cada vez mais personalizadas”, afirma Gabriel Teixeira, sócio diretor da UnitFour, empresa fornecedora de dados com uma base com mais de 208 milhões de CPFs e 30 milhões de CNPJs.

FONTE iFruit, All iN, Shopback e UnitFour

jairvianna
jairvianna
Profissional com sólida experiência na área de Marketing, com amplo gerenciamento das áreas de marketing digital, eventos, mídias sociais e comunicação interna e externa.  Competência na formação, desenvolvimento e gestão de pessoas, sendo responsável por equipes multidisciplinares com colaboradores diretos e indiretos, com foco no cumprimento dos objetivos estratégicos dos projetos, melhoria de performance e alcance de metas.  Expertise no gerenciamento de projetos e marketing estratégico, e-commerce, eventos corporativos, comunicação digital, projetos virtuais, campanhas de mídia on-line e off-line, controle de budget e auditoria.  Habilidade no gerenciamento do Facebook ads, LinkedIn, SEO, Google Analytics e Adwords, Twitter, Instagram, e-mail marketing e a experiência do Usuário (UX).  Experiência no planejamento estratégico, gerenciamento e análise de KPI’s, desenvolvimento e implantação de canais de trade, elaboração, execução e acompanhamento das tarefas, execução de briefings, suporte no desenvolvimento de projetos e no gerenciamento e aplicação de feedbacks.  Prática no desenvolvimento de arte, lançamento de produtos, coordenação de estande, desenvolvimento de pesquisa e estudo de mercado e nas rotinas administrativas e financeiras.