Essa é uma pergunta que muitas empresas e empreendedores perguntam aqui na agência, o e-mail morreu, a taxa da abertura diminuiu, e por assim vai.
Ontem quarta-feira 13 de Março de 2019, tivemos um dia atípico no MUNDO, onde os aplicativos Facebook, Instagram e WhatsApp tiveram seus sistemas afetados e tivemos uma grande instabilidade, ficando impossibilitados em fazer postagens no Feed e Stories.
Mas o principal foi a questão de anúncios que não estava funcionando corretamente e a comunicação entre os usuários do Facebook, Messenger, Instagram e WHATSAPP.
Enfim o que mais pegou no dia de ontem foi as pessoas não conseguir acessar essas plataformas e se comunicar com elas.
Terreno Alugado
Mas o problema não é o Facebook, Instagram ou WhatsApp cair, e sim você empresário e empreendedor ter um negócio que depende TANTO de algo que você não pode controlar.
Criar uma estrutura no terreno dos outros, que é depender do Facebook, Instagram e WhatsApp, que você não controla é MUITO ARRISCADO.
É como construir em um terreno que não é seu, que um dia vai chegar uma decisão da justiça e vai te despejar e pronto acabou, não tem o que fazer.
Talvez você empresário e empreendedor esteja muito chateado com o que aconteceu ontem, mas o que de fato está incomodando?! Qual o dever de casa que você não fez corretamente?
O que você pode fazer HOJE para que o seu negócio não seja dependente tanto do que você não pode controlar?
Enfim hoje vemos muitas empresas e empreendedores apostando muito nos Chat Bots via Messenger do Facebook, WhatsApp, pois as aberturas de e-mails tem caído bastante, porém você tem feito o trabalho corretamente de manter uma comunicação ativa e semanal com o seu cliente ou Lead?
Não podemos apenas fazer campanhas de anúncios capturar o Nome + Email, e deixar ele parado na sua ferramenta de Automação de Marketing (E-mail Marketing), você precisa nutrir ele de conteúdo semanal, lembrando que aqui é conteúdo bom, o famoso Conteúdo Rico que realmente faça sentido ele continuar abrindo os seus e-mails e não apenas OFERTAS e VENDAS, obviamente que você pode vender, mas tem que gerar conteúdo para eles, para que ai sim as aberturas de e-mail se mantenham acima da média e até cresçam.
Abaixo um print de um disparo de e-mail de um dos clientes aqui da agência, efetuado para uma base de 8k de pessoas, ontem 13 de março de 2019 às 14h30 da tarde, veja que temos 20% de abertura, sendo que é um texto bem curto que estamos enviando para as pessoas lerem o artigo novo do Blog, e ainda tem pessoas que acham que o E-mail Morreu!!!
Deixo aqui meu recado a todos que insistem em apostar todas as fichas nas redes sociais, e esquecer que estamos no terreno alugado, que não é nosso e não temos controle.
Atração de Leads
Quer atrair mais Leads/prospects clientes, sim você pode sim utilizar as redes sociais, google, etc, mas leve para uma Página de Captura, aquela famosa Landing Page, capture sim o Nome, E-mail e Telefone, e integre o formulário para a sua ferramenta de Automação de Marketing (E-mail Marketing) mas não fique apenas querendo criar a sua audiência lá na sua FanPage, Instagram contatos somente no WhatsApp, pois lá é o terreno do Zuck (rsrsrs), e se der algum problema ou ele simplesmente ele quiser descontinuar a plataforma ele pode fazer isso sem problema, e não terá o que você fazer.
Finalizo aqui com esse recado, e conte conosco para ajudar o seu negócio a crescer cada dia mais, utilizando as metodologias de Marketing Digital corretamente!