O E-mail morreu?

Essa é uma pergunta que muitas empresas e empreendedores perguntam aqui na agência, o e-mail morreu, a taxa da abertura diminuiu, e por assim vai.

Ontem quarta-feira 13 de Março de 2019, tivemos um dia atípico no MUNDO, onde os aplicativos Facebook, Instagram e WhatsApp tiveram seus sistemas afetados e tivemos uma grande instabilidade, ficando impossibilitados em fazer postagens no Feed e Stories.

Mas o principal foi a questão de anúncios que não estava funcionando corretamente e a comunicação entre os usuários do Facebook, Messenger, Instagram e WHATSAPP.

Enfim o que mais pegou no dia de ontem foi as pessoas não conseguir acessar essas plataformas e se comunicar com elas.

Terreno Alugado

Mas o problema não é o Facebook, Instagram ou WhatsApp cair, e sim você empresário e empreendedor ter um negócio que depende TANTO de algo que você não pode controlar.

Criar uma estrutura no terreno dos outros, que é depender do Facebook, Instagram e WhatsApp, que você não controla é MUITO ARRISCADO.

É como construir em um terreno que não é seu, que um dia vai chegar uma decisão da justiça e vai te despejar e pronto acabou, não tem o que fazer.

Talvez você empresário e empreendedor esteja muito chateado com o que aconteceu ontem, mas o que de fato está incomodando?! Qual o dever de casa que você não fez corretamente?

O que você pode fazer HOJE para que o seu negócio não seja dependente tanto do que você não pode controlar?

Enfim hoje vemos muitas empresas e empreendedores apostando muito nos Chat Bots via Messenger do Facebook, WhatsApp, pois as aberturas de e-mails tem caído bastante, porém você tem feito o trabalho corretamente de manter uma comunicação ativa e semanal com o seu cliente ou Lead?

Não podemos apenas fazer campanhas de anúncios capturar o Nome + Email, e deixar ele parado na sua ferramenta de Automação de Marketing (E-mail Marketing), você precisa nutrir ele de conteúdo semanal, lembrando que aqui é conteúdo bom, o famoso Conteúdo Rico que realmente faça sentido ele continuar abrindo os seus e-mails e não apenas OFERTAS e VENDAS, obviamente que você pode vender, mas tem que gerar conteúdo para eles, para que ai sim as aberturas de e-mail se mantenham acima da média e até cresçam.

Abaixo um print de um disparo de e-mail de um dos clientes aqui da agência, efetuado para uma base de 8k de pessoas, ontem 13 de março de 2019 às 14h30 da tarde, veja que temos 20% de abertura, sendo que é um texto bem curto que estamos enviando para as pessoas lerem o artigo novo do Blog, e ainda tem pessoas que acham que o E-mail Morreu!!!

Deixo aqui meu recado a todos que insistem em apostar todas as fichas nas redes sociais, e esquecer que estamos no terreno alugado, que não é nosso e não temos controle.

Atração de Leads

Quer atrair mais Leads/prospects clientes, sim você pode sim utilizar as redes sociais, google, etc, mas leve para uma Página de Captura, aquela famosa Landing Page, capture sim o Nome, E-mail e Telefone, e integre o formulário para a sua ferramenta de Automação de Marketing (E-mail Marketing) mas não fique apenas querendo criar a sua audiência lá na sua FanPage, Instagram contatos somente no WhatsApp, pois lá é o terreno do Zuck (rsrsrs), e se der algum problema ou ele simplesmente ele quiser descontinuar a plataforma ele pode fazer isso sem problema, e não terá o que você fazer.

Finalizo aqui com esse recado, e conte conosco para ajudar o seu negócio a crescer cada dia mais, utilizando as metodologias de Marketing Digital corretamente!

jairvianna
jairvianna
Profissional com sólida experiência na área de Marketing, com amplo gerenciamento das áreas de marketing digital, eventos, mídias sociais e comunicação interna e externa.  Competência na formação, desenvolvimento e gestão de pessoas, sendo responsável por equipes multidisciplinares com colaboradores diretos e indiretos, com foco no cumprimento dos objetivos estratégicos dos projetos, melhoria de performance e alcance de metas.  Expertise no gerenciamento de projetos e marketing estratégico, e-commerce, eventos corporativos, comunicação digital, projetos virtuais, campanhas de mídia on-line e off-line, controle de budget e auditoria.  Habilidade no gerenciamento do Facebook ads, LinkedIn, SEO, Google Analytics e Adwords, Twitter, Instagram, e-mail marketing e a experiência do Usuário (UX).  Experiência no planejamento estratégico, gerenciamento e análise de KPI’s, desenvolvimento e implantação de canais de trade, elaboração, execução e acompanhamento das tarefas, execução de briefings, suporte no desenvolvimento de projetos e no gerenciamento e aplicação de feedbacks.  Prática no desenvolvimento de arte, lançamento de produtos, coordenação de estande, desenvolvimento de pesquisa e estudo de mercado e nas rotinas administrativas e financeiras.