O Instagram anunciou uma nova funcionalidade: o Instagram Stories! O recurso, que lembra muito o Snapchat, permite que os usuários compartilhem momentos do dia através de fotos ou vídeos, sem que as postagens fiquem atreladas ao perfil.
Assim como seu concorrente, as publicações podem ser personalizadas com filtros de cores, textos e desenhos feitos à mão com o recurso caneta. E adivinha só? Os posts também somem depois de 24h. As configurações da história também seguem a mesma lógica do Snap. O usuário pode clicar para avançar nas publicações e também deslizar para ver a história da próxima pessoa. Para não impedir a privacidade, o Instagram permite que você selecione quem pode ver sua história, mesmo que seu perfil já seja fechado (posts visíveis apenas para seus seguidores).
Instagram X Snapchat: qual usar?
A resposta depende do seu público-alvo, seu produto e de qual rede você já tem maior números de seguidores. Os usuários do Snapchat, por exemplo, tem idade entre 13 e 34 anos e cerca de 70% é do sexo feminino. No Brasil, cerca de 10% dos smartphones possuem o aplicativo (somando 5,4 milhões de usuários). As marcas com mais penetração no aplicativo estão ligadas ao segmento de moda, cosméticos e algumas do segmento alimentício.
Já no Instagram, as mulheres também lideram com 61%, mas a maioria tem entre 18 e 25 anos. Os usuários do Sudeste lideram com 8,1 milhões de contas ativas (superando a marca de usuários do Snapchat no Brasil inteiro). A penetração de marcas no aplicativo é bem mais diversificada. Lá encontramos desde marcas B2B até negócios de nicho.
Se você já trabalha com Instagram, vale a pena aproveitar o esse novo recurso como estratégia de fidelização para compartilhar produtos exclusivos, lançamentos de coleções ou ofertas limitadas, que podem durar 24h junto com a sua história, por exemplo. Caso você esteja começando a sua estratégia no canal, o ideal é montar ações que atraiam mais seguidores do que investir no Instagram Stories.
Além desse novo recurso, o Instagram já lançou o perfil business nos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia, que ajudará ainda mais as marcas a se posicionarem no aplicativo. A expectativa é que a novidade esteja disponível para todos os países nas próximas semanas. Além de um botão que leve diretamente ao site, o perfil permite acompanhar métricas dos usuários como impressões: número de visualizações que sua publicação recebeu; alcance: número de contas exclusivas que visualizaram sua publicação; cliques no site: número de usuários que tocaram no link do site em seu Perfil comercial e atividades do seguidor: média de vezes em que um perfil fica no Instagram em um dia comum.
O Snapchat ainda não apresentou nenhuma novidade para contas business, mas sua última atualização do chat, trouxe mais funcionalidades que permitem ligação para o usuário por exemplo, o que ajudaria na hora de se comunicar com um cliente interessado no produto.
Independente de qual rede social você escolha usar para seu negócio, a dica é ser relevante e criar uma história. Não replique conteúdos e tente mostrar o que há por trás dos seus produtos e serviços: o dia a dia, as reuniões, a produção de novos itens, dentre outros acontecimentos. Varie o conteúdo entre fotos e vídeos e meça os resultados para saber qual tipo de post seus usuários mais gostam. Estimule a interação através do chat ou direct message, oferecendo descontos e ofertas exclusivas para quem estiver acompanhando suas publicações.
Eu mesmo não tive muita habilidade com o Snapchat, porém já hoje com o Instagram fiz bastante vídeos, talvez seja por eu ser mais familiarizado com o aplicativo, vamos testar e em breve publico mais informações de como esta sendo os resultados obtidos.