Inbound Marketing – Como funciona a metodologia

Já temos muitos livros explicando de maneira minuciosa a lógica da metodologia, inclusive é possível conhecer diversos cases de inbound marketing que deram muito certo nos EUA. Nosso objetivo é explicar ela de maneira bem objetiva, para que empreendedores e os gerentes de marketing das pequenas e médias empresas possam deslumbrar como ela é importante para melhorar os resultados digitais.
A metodologia de inbound marketing foi inventada pela Hubpost, em 2006 e tem quatro etapas: Atrair, Converter, Fechar e Encantar.

Metodologia Inbound Marketing – Atrair

Essa etapa da metodologia consiste em definir exatamente um perfil de cliente perfeito e atraí-lo para o site. O nome técnico dessa definição de perfil chama-se “persona”, para definir a persona precisamos descobrir o que eles valorizam, o que não gostam, os objetivos, desafios, dificuldades que enfrentam no dia a dia, objeções profissionais, características pessoais, culturais, regionais. Basicamente a persona é a construção daquele perfil de cliente alvo ideal para os produtos e serviços do negócio.
Com a persona bem definida começamos a produzir conteúdo para ela, esse conteúdo tem como foco levar informações, prestar serviço ou até mesmo entreter. O objetivo é ser suficientemente útil a ponto do cliente perfeito aprender e aplicar melhorias com as suas dicas. Veja algumas estratégias para atrair clientes perfeitos em potencial:
Blog: O blog ou então um portal é a base para a divulgação do conteúdo produzido, nele vamos concentrando todos os artigos, textos, ebooks, etc. Conteúdos educativos que tragam conhecimento e respostas para os desafios do dia a dia da persona ranquearão nos mecanismos de busca atraindo assim novos visitantes no perfil que queremos.
Otimização de Sites (SEO): Tudo o quer for criado para a internet precisa ser pensado em SEO, as páginas, programação e layout do site precisam atender as boas práticas exigidas pelo Google. O novo na internet começa pelos mecanismos de busca, portanto precisamos do site e dos nossos conteúdos bem ranqueados para tirar todas as dúvidas das personas.

Redes Sociais: Facebook, Twitter e o LinkedIn são excelentes motores para divulgar os conteúdos, a partir delas podemos impulsionar e espalhar tudo aquilo que foi produzido no Blog de maneira rápida e o melhor interagir e tornar o relacionamento inicial com o nossa persona.

Metodologia Inbound Marketing – Converter

Através do conteúdo útil publicado no blog, ranqueado no Google e proliferado nas redes sociais os visitantes do site aumentarão gradativamente, o passo a partir de agora é converte-los em “leads”, ou seja, contatos de oportunidades de negócio. Um lead qualificado tem pelo menos nome, email e telefone do comprador, porém as pessoas não compartilham seus contatos a troco de nada, é aí que entram as “ofertas”. Ofertas no inbound marketing nada mais são do que ebooks, planilhas, manuais, tutoriais mais aprofundados, quadros comparativos que prestam algum tipo de serviço valioso para a persona. Para disponibilizar o download desses materiais pedimos o nome, email e telefone do visitante. Veja algumas estratégias para converter visitantes em leads (contatos de oportunidades de negócio).

Formulário de contato: Um formulário de contato objetivo, com a menor quantidade de campos possível e cor de fundo contrastante vai funcionar como uma porta de entrada para as personas visitantes fornecerem seus dados para contato.

Call-to-action (CTA): Os call-to-actions são os botões ou links, que incentivam as personas visitantes a fazerem algo. Esses botões de conversão são fundamentais para que eles sintam-se atraídos, eles podem ser uma figura ou até mesmo o botão do formulário de contato.

Landing Page: Landing page são as páginas de pouso, é nela que vamos colocar as ofertas ou trabalhar com um texto comercial mais agressivo para que os visitantes façam o download de uma oferta ou então solicitem um contato da equipe comercial. O objetivo da landing page é fornecer a informação de maneira bem objetiva e sintetizada aumentar ao máximo a % de visitantes em leads.

Metodologia Inbound Marketing – Fechar

Atraímos novos visitantes através do blog, maximizamos a conversão de visitantes e leads, agora chegou a deaumentar as vendas!

Veja algumas estratégias para aumentar as vendas com o inbound marketing:

CRM: Um software que concentre todos os leads recebidos com as campanhas de inbound marketing é fundamental para manter o controle de todas as oportunidades de negócio que estamos criando. Através do CRM também podemos entender tudo aquilo que ainda está dentro do funil de possibilidades de vendas, a agenda de contatos, troca de informações e mails, enfim ter uma clareza maior das possibilidades de cada contato.
Workflows: Entender qual momento do processo de compra está o lead recebido é fundamental para disparar ou oferecer o conteúdo e oferta certos. O workflow é uma lógica de automação que mapeia esse comportamento, dispara e oferece conteúdo e ofertas de maneira precisa. A ferramenta de automação do inbound marketing que utilizamos na Goomark é a Hubpost muito eficiente nesse ponto.

Email Marketing: É hora de trabalhar em cima de toda a base de contatos que criamos, criando estratégias de disparo de e-mails de conteúdos de qualidade para quem ainda não está pronto para comprar e uma oferta especial para aqueles que já demostraram sinais do desejo de compra.

Metodologia Inbound Marketing – Encantar

Lembra de como começamos esse post?

Falamos de aprendizado, ou melhor do prazer que desde criança ele nos desperta. Nossa evolução, as conquistas e bem estar estão literalmente ligados a nossa capacidade de aprender e conquistar sonhos. É disso que se trata essa etapa, mesmo após converter visitantes em leads e agora clientes, vamos continuar entendendo o que nossa persona precisa, oferecendo conteúdo útil, valioso que ajude-o no dia a dia.
Essa etapa está diretamente ligada também a manter clientes fiéis e propensos a comprar novos produtos ou serviços do seu negócio. Veja algumas estratégias para deliciar clientes.

Pesquisas de Satisfação: A melhor maneira de melhorar produtos e serviços é escutar a opinião de quem os utiliza no dia a dia. Um feedback negativo é uma das coisas mais valiosas para empreendedor e gerentes de marketing, através deles é possível encontrar oportunidades para aportar diferenciais nos negócios.
Monitoramento de Redes Sociais: Monitorar comentários sobre o seu segmento de mercado nas redes sociais é fundamental para entender tendências do mercado. O monitoramento também é uma excelente ferramenta para controlar elogios ou críticas de clientes nas redes sociais.

Inbound Marketing – Conclusão

A metodologia de inbound marketing cobre toda a jornada do processo de compra do cliente, desde quando ele apenas fez uma visita ao site até tornar-se um cliente fiel e comprador dos lançamentos e novidades.
A metodologia consiste principalmente em trazer a audiência online para o seu terreno, site, blog e atacar todas as etapas do processo de compra. O marketing digital tradicional está acostumado a alugar visitantes, você nota isso quando fazemos campanhas pagas no AdWords pagando por clique, além de pagar por uma visita que é deles, tratamos apenas os leads interessados em comprar, o que na verdade representa a minoria dos visitantes de um site.

O inbound marketing é a grande tendência do marketing digital, é a metodologia que traz visitantes para o seu domínio e trabalha em 100% desses acessos. É a estratégia mais adequada que existe hoje no universo do marketing, principalmente em tempos de crise é fundamental para as pequenas e médias empresas colocarem dinheiro naquilo que trará resultados profundos e duradouros, faz sentido para você?

jairvianna
jairvianna
Profissional com sólida experiência na área de Marketing, com amplo gerenciamento das áreas de marketing digital, eventos, mídias sociais e comunicação interna e externa.  Competência na formação, desenvolvimento e gestão de pessoas, sendo responsável por equipes multidisciplinares com colaboradores diretos e indiretos, com foco no cumprimento dos objetivos estratégicos dos projetos, melhoria de performance e alcance de metas.  Expertise no gerenciamento de projetos e marketing estratégico, e-commerce, eventos corporativos, comunicação digital, projetos virtuais, campanhas de mídia on-line e off-line, controle de budget e auditoria.  Habilidade no gerenciamento do Facebook ads, LinkedIn, SEO, Google Analytics e Adwords, Twitter, Instagram, e-mail marketing e a experiência do Usuário (UX).  Experiência no planejamento estratégico, gerenciamento e análise de KPI’s, desenvolvimento e implantação de canais de trade, elaboração, execução e acompanhamento das tarefas, execução de briefings, suporte no desenvolvimento de projetos e no gerenciamento e aplicação de feedbacks.  Prática no desenvolvimento de arte, lançamento de produtos, coordenação de estande, desenvolvimento de pesquisa e estudo de mercado e nas rotinas administrativas e financeiras.