Olá, tudo bem?
Meu nome é Jair Vianna, profissional com sólida experiência na área de Marketing, com amplo gerenciamento das áreas de marketing digital, eventos, mídias sociais e comunicação interna e externa.
Estou iniciando o meu Blog, então com calma vou colocando publicações a vocês, abaixo segue uma breve introdução sobre mim.
Competência na formação, desenvolvimento e gestão de pessoas, sendo responsável por equipes multidisciplinares com colaboradores diretos e indiretos, com foco no cumprimento dos objetivos estratégicos dos projetos, melhoria de performance e alcance de metas.
Expertise no gerenciamento de projetos e marketing estratégico, e-commerce, eventos corporativos, comunicação digital, projetos virtuais, campanhas de mídia on-line e off-line, controle de budget e auditoria.
Habilidade no gerenciamento do Facebook ads, LinkedIn, SEO, Google Analytics e Adwords, Twitter, Instagram, e-mail marketing e a experiência do Usuário (UX).
Experiência no planejamento estratégico, gerenciamento e análise de KPI’s, desenvolvimento e implantação de canais de trade, elaboração, execução e acompanhamento das tarefas, execução de briefings, suporte no desenvolvimento de projetos e no gerenciamento e aplicação de feedbacks.
Prática no desenvolvimento de lançamento de produtos, coordenação de estande, desenvolvimento de pesquisa e estudo de mercado e nas rotinas administrativas e financeiras.
Onde atuei:
Trabalhei durante muitos anos no mercado Corporativo do qual grande parte dele no ramo de Telecomunicações (Telecom), trabalhando em grandes empresas como Telefonica/Vivo, Transit Telecom, agências de publicidade e eventos.
Desde Agosto de 2015, tenho investido em Cursos, Eventos e Congressos do mercado de Marketing Digital, afim de estar cada vez mais antenado com o melhor a oferecer aos meus clientes. Digo que o Marketing Digital ele é uma constante evolução, cada semana, quinzena, mês temos uma novidade acontecendo, e senão acompanharmos perderemos o tempo/dinheiro.
Um pouco do que já Investi nesses meses, se contarmos tem 9 meses investindo nisso:
Desses cursos acima, o qual me fez ingressar no Marketing Digital , foi o de Facebook Marketing, com o professor Camilo Coutinho, um especialista hoje em Vídeos. Ele me deu a clareza desse mundo e o que poderia conseguir através do online.
Uma coisa que sempre aprendi no mercado corporativo é também participar de Eventos, Congressos Ao Vivo, pois ele dá a dimensão do que estão falando, e também a quantidade de Networking que é gerado, lá você pode tanto conseguir clientes, com parceiros para seus negócios, e obviamente aprender muito. Desde ano passado segue alguns dos grandes eventos que participei afim de ter muito mais bagagem.
Eventos presenciais são uma forma mais dinâmica para você também entender o que está acontecendo no seu mercado e também ver o que as pessoas pensam e entende do seu nicho.
Sobre o Mercado:
Através do meu expertise e experiência profissional, resolvi partir para uma carreira solo, do qual estou prestando Consultoria de Marketing, atualmente atendo 2 empresas, nos quais estou desenvolvimento estratégico e reposicionamento delas na parte de Marketing Digital (Online).
Vejo que a grande maioria das Pequenas e Médias Empresas, estão com dificuldades em como entrar no Marketing Digital, com isso entendendo essa demanda resolvi em prestar Consultoria. Há muita gente no mercado, porém poucos que realmente colocaram a mão na massa e tem cases para prestar uma Consultoria de Marketing.
Porque ter um Consultor de Marketing?
Hoje vemos diversas empresas tomando decisões precipitadas em seus negócios e até equivocadas, deixando de investir em Marketing por conta da crise financeira no país, porém temos que lembrar que “Quem não é visto, não é lembrado”, então se já estamos passando por uma crise, precisamos manter a consistência e continuar investindo em Marketing.
Muitos pequenos e médios empresários dizem: “mas não tenho dinheiro para investir”, então se você não tem dinheiro, você tem que ter tempo, pois alguma coisa você terá que fazer, as vezes com sua própria equipe de Marketing ou investindo num Consultor para que ele te oriente a usar os métodos a utilizar no Marketing Digital que possa reduzir ao máximo os seus custos.
Os benefícios de ter um Consultor de Marketing:
O Consultor de Marketing faz a partir de reuniões com as equipes internas, um diagnóstico da situação que levou a empresa a contratá-lo. Baseado no diagnóstico desenvolve um trabalho, propondo ações que tem como base a sua experiência e especialização no assunto. Eventualmente, quase sempre, o Consultor é chamado para avaliar o andamento do trabalho, corrigir os rumos e avaliar as eficiências das ações.
1ª Etapa – Levantamento de Informações
Análise do negócio, Análise do Mercado e Concorrência
2ª Etapa – Plano de Marketing
Planejamento Estratégico e Plano de Ação
3ª Etapa – Gestão da Implantação
Medições, Avaliação, Mudanças, Alinhamentos, Monitoração e Retorno sobre o Investimento.
Otimização de tempo
Sem dúvida um desejo muito comum entre empresários de diversos segmentos é a otimização de tempo. Isso significa que você pretende utilizar o seu tempo de maneira mais eficiente para elevar a sua produtividade. No entanto, pelo acúmulo de tarefas nem sempre esse objetivo é alcançado, mas se torna muito mais próximo quando há a contratação de uma consultoria de marketing. Com a ajuda desse profissional a maior parte das ações estratégicas será planejada por ele, o que permite que você se dedique a outras atividades importantes.
Maneiras mais eficientes de conquistar resultados efetivos
Sabemos que um especialista em marketing tem expertise no planejamento de ações estratégicas e por isso consegue apontar com mais perspicácia quais são os caminhos mais eficientes que o seu negócio precisa percorrer para atingir os resultados esperados. Desse modo, as estratégias serão bem direcionadas e consequentemente mais eficazes. Além disso, ter foco faz toda a diferença e ter um profissional dedicado ao universo estratégico da sua empresa pode gerar resultados fantásticos!
O olhar externo é fundamental para o crescimento do seu negócio
É de suma importância para o desenvolvimento do seu negócio que exista uma visão externa sobre os processos e estratégias. Na fase do diagnóstico o consultor avalia a atual situação da empresa no que diz respeito ao marketing e essa avaliação é essencial para a sua empresa crescer. Muitas vezes as emoções competem com a racionalidade no ambiente de negócios e perdemos a plena segurança na tomada de decisões especialmente, na área de marketing. Sendo assim, a análise de um especialista pode fazer você enxergar possibilidades de progresso até então, inimagináveis. Além do mais, a consultoria pode te ajudar a identificar possíveis gargalos que estão impedindo o seu negócio de gerar vendas. Ou seja, o auxílio de um consultor de marketing é fundamental para a otimização dos seus lucros e geração de negócios.
Ter processos bem definidos é outro benefício da consultoria de marketing
A corrida rumo às metas estabelecidas é longa e requer muita disciplina para trilhar por toda a jornada sem perder o foco. Entretanto, muitas vezes você pode se perder no seu planejamento em virtude do cotidiano atribulado. Contar com a consultoria é ter a certeza de que o processo terá início meio e fim. Nada ficará pela metade e sem um feedback. Portanto, não desperdice mais o seu tempo valioso e permita que os objetivos e metas do seu negócio sejam concluídos com êxito!
Acelere os seus resultados
É fato que a orientação fornecida pelo consultor é fundamental para acelerar os resultados do seu negócio, contudo, a implementação das ações sugeridas também tem um papel muito importante. Certamente a sua empresa pode ter um aumento significativo nas vendas se as estratégias forem aplicadas de maneira adequada. Dessa forma, invista na execução das ações com excelência para conquistar resultados tangíveis. Sabemos que existem muitas variáveis que podem influenciar o resultado de cada ação, mas saiba que apesar de ser essencial contar com o auxílio de um consultor, ninguém conhece melhor o seu negócio como você. Ou seja, um trabalho realizado em parceria com certeza vai potencializar o seu lucro. Então tenha a certeza de que assimilou todas as recomendações apresentadas pelo profissional para caprichar na execução do plano estratégico e conquistar resultados excepcionais!
Muitos empreendedores tentam realizar as atividades sem o apoio apropriado e cometem erros terríveis com o seu negócio. Para evitar que isso aconteça, veja os principais riscos que você pode correr ao executar estratégias sem a assessoria adequada de um consultor.
Desperdício de tempo e dinheiro
Nenhum empresário deseja perder tempo e principalmente dinheiro nos dias atuais, mas essa é a principal ameaça quando você não recorre à ajuda profissional para o seu negócio. O erro custa caro e com certeza a sólida experiência de um consultor em um segmento específico pode assegurar resultados mais efetivos.
Excesso de responsabilidades e estresse
O cotidiano de um empreendedor já é corrido agora imagine acrescentar a tudo isso as demandas do setor de marketing, fica impossível! Principalmente por se tratar de atividades mais estratégicas que exigem uma carga mental envolvida muito mais intensa. Priorize as suas responsabilidades e o seu bem-estar! Afinal, sem saúde não se produz.
O seu negócio pode ser seriamente prejudicado
Algumas atitudes são irreversíveis no mundo dos negócios em termos de marketing. Uma ação mal planejada e o seu negócio perde várias oportunidades de gerar vendas. Além disso, agir de maneira incoerente com o posicionamento da sua marca pode causar danos terríveis a sua imagem e consequentemente isso impacta na conquista e fidelização de clientes. Pense nisso!